sábado, 13 de dezembro de 2008

Porque "Ser diferente é NORMAL"


Olaaaa a todos^^

Cá estou eu de volta para a última reflexão deste primeiro período!


Bem, depois de tantas coisas, nem sei bem por onde hei-de começar. Começo então por dizer que este trabalho é um motivo de gande orgulho para mim! Não só pelo facto de manifestar um grande interesse pelo tema e querer descobrir cada vez mais acerca deste "Mundo" , mas também por ter um grupo de trabalho fantástico.

Este período realizámos algumas entrevistas que se realizarão no proximo período, nomeadamente à professora e à auxiliar de educação que estão ligadas ao menino autista que temos na nossa escola; enviámos um e-mail à Escola de Vila Boim ao qual ainda não obtivemos resposta; entrámos em contacto com o Centro da Azaruja, um centro destinado a pessoas com dificuldades, onde o autismo está inserido. Estamos a pensar visitar este centro, uma vez que é relativamente perto e os responsáveis foram bastante atenciosos. Desta forma, e visto que conseguimos a visita que tanto queríamos, o nosso principal objectivo é mantermos contacto directo com os meninos autistas e tentar compreender o seu dia-a-dia, demonstrando a toda a gente que o autismo é um "Mundo simples" tão ou mais simples que o nosso. Mantivémos também contacto com uma família que tem um filho autista, o Fancisco. Foram bastante prestáveis e até nos convidaram a visitá-los. Ficámos bastante enusiasmadas com a ideia, mas rápidante vimos que não se encontrava dentro das nossas possibilidades. Aproveito agora para vos relembrar do nosso blogue de grupo sobre o autismo (http://omundodoautismo.blogs.sapo.pt/) que se encontra actulizado. Elaborámos também um video sobre o nosso tema que irá passar na televisão da escola como forma de divulgação do mesmo, demonstrando à comunidade escolar que o autismo é uma forma de ser, ainda que não seja a mais habitual. Gostaria de deixar um "Enorme OBRIGADO" para todas as pessoas que nos ajudaram e que simpaticamente se disponibilizaram ajudando assim a tornar o nosso trabalho mais autêntico e verídico.


Com o nosso trabalho não pretendemos mudar as mentalidades, apenas mostrar às pessoas que os autistas precisam de nós, do nosso carinho, do nosso apoio, da nossa compreensão. Para isso, é preciso aceitá-os tal como eles são, não exigindo que mudem, pois são especiais e únicos à sua maneira, tal como todos nós.

Feliz Natal a todos =)


Beijinhos, Marília^^

Nenhum comentário: